Objetivos e Público

Objetivos de Pesquisa

O objetivo geral deste projeto é realizar uma pesquisa sobre a história da ocupação humana no alto vale do rio Itajaí, Santa Catarina, conferindo especial atenção às relações entre populações humanas e meio-ambiente estabelecidas através da vivência das diversas populações ameríndias que ocuparam e ocupam esta região. Entendemos que pesquisar as interações socioambientais indígenas na longa duração em uma região de pouco conhecimento arqueológico detalhado é uma forma importante de produção e valorização deste patrimônio cultural pouco conhecido.

Para sua efetivação este objetivo geral pode ser sub-dividido em diversos objetivos específicos:

  • Pesquisar a dinâmica de ocupação do espaço e as formas de interação de populações “caçadoras-coletoras” relacionadas à chamada tradição Umbu com o ambiente ao longo do Holoceno;
  • Pesquisar a dinâmica de ocupação do espaço e as formas de interação de populações Jê do sul com o ambiente ao longo do Holoceno;
  • Pesquisar as formas de interação entre as distintas populações ameríndias na dinâmica de ocupação do alto vale do Itajaí;
  • Pesquisar aspectos relativos ao paleoambiente da área de estudo, especialmente no que se refere a dinâmica entre campos e florestas ao longo do Holoceno;
  • Pesquisar os fatores antrópicos e naturais que contribuíram para formação, expansão e retração da Mata de Araucárias;
  • Pesquisar os contextos geoambientais e geoarqueológicos do Alto Vale visando comprender a estrutura e transformação das paisagens no Holoceno, vinculando-os aos fluxos, interações e permanências humanas nesta área de transição entre compartimentos planalticos e costeiros.
  • Divulgar informações relativas ao Patrimônio Arqueológico do alto vale do Itajaí através da realização de palestras, mini-cursos e oficinas em escolas públicas da região;
  • Desenvolver atividades conjuntas de pesquisa e divulgação junto às comunidades Laklaño/Xokleng da TI Ibirama;

Para implementação desta proposta é condição essencial a realização de uma pesquisa interdisciplinar que, neste caso, envolverá as áreas de história, arqueologia, antropologia, ecologia e paleontologia.

Incorporamos também como objetivo desta proposta a implementação de uma pesquisa que contribua para o fortalecimento de um grupo de pesquisa interdisciplinar, integrando em sua equipe pesquisadores de diversas áreas do conhecimento e contribuindo assim para o aprimoramento da formação de alunos de cursos superiores dessas áreas em diferentes níveis de formação (graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado).

Além da valorização da interdisciplinaridade e da formação de pesquisadores na área do patrimônio arqueológico, esta pesquisa valoriza as iniciativas multivocais e colaborativas com os povos indígenas, incluindo pesquisadores e colaboradores indígenas ao longo de todo o processo da pesquisa.

Por fim, entendemos que a pesquisa sobre o patrimônio arqueológico dos povos indígenas, pretéritos e contemporâneos, é uma forma de valorização de sua cultura e contribui para dar suporte a práticas e ações de difusão do conhecimento. Nesse sentido, ações e produtos da pesquisa visam construir e ampliar o diálogo com a ciência, os povos indígenas e a sociedade como um todo.

Público Alvo

A pesquisa proposta no âmbito deste edital tem o intuito de atender a um público diversificado.

Durante as pesquisas e através da publicação dos resultados obtidos pretendemos envolver e atingir um público acadêmico e/ou universitário que pode ser composto de alunos e professores vinculados às áreas de conhecimento abrangidas por esta proposta, em especial as áreas de arqueologia, história, antropologia, ecologia e paleontologia.

Tendo em vista que temos como um dos objetivos o desenvolvimento de ações voltadas para extroversão do conhecimento em âmbito local, pretendemos atingir um público composto por professores, alunos e comunidade escolar das redes municipal e estadual de ensino nos Municípios abrangidos pela pesquisa, incluindo escolas indígenas e não-indígenas. Nesta esfera serão feitas atividades como palestras e oficinas.

Conforme apontado anteriormente, parte da pesquisa será realizada na Terra Indígena Laklãnõ Ibirama e contará com a participação efetiva de pesquisadores e colaboradores Laklãnõ Xokleng, Portanto o povo Laklãnõ de maneira geral, entre seus diversos coletivos e aldeias, fazem parte do público alvo desta pesquisa.

E por fim, através da disponibilização aberta e gratuito dos produtos culturais gerados a partir da pesquisa, tais como o áudio-visual, e os acervos de pesquisa que ficarão no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC, tais como a coleção arqueológica, a coleção de referência de fontes de matéria-prima da região, além do banco-de-dados georreferenciado dos sítios, acervos e análises arqueológicas, entendemos que os resultados gerados por esta pesquisa atingirão uma esfera ampla e diversificada da sociedade, interessada na história e na cultura de Santa Catarina.