Sítio escola em Rio do Oeste, no Alto Vale do Itajaí

03/07/2018 11:25

Entre os dias 01 e 22 de julho de 2018, a equipe do projeto Territorialidades Ameríndias estará em campo em Rio do Oeste, município situado no Alto Vale do Itajaí. Serão realizadas atividades de pesquisa em uma série de sítios arqueológicos (abrigos sob rochas e um amolador polidor-fixo) localizados no local conhecido como Gruta do Tigre.

Essa etapa consistirá em um sítio escola, onde as atividades de campo são ótimas oportunidades de aprendizado para técnicas arqueológicas de escavação (artificial e natural), mapeamento de sítio e uso de aparelhos georreferenciados, identificação, coleta e acondicionamento de materiais diversos, reconhecimento de áreas de atividade e tomadas de decisão sobre os procedimentos técnicos adotados, flotagem em campo, entre outros. Será realizada um pequeno laboratório de processamento em campo com rodízio entre os participantes.

Participam dessa etapa de pesquisa professores e estudantes de diferentes instituições, como UFSC, UFPR, UFMG, UFRGS, USP. Acesse fotos das atividades aqui.